A Secretaria Municipal de Educação, através dos Departamentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental, iniciou no dia 19 de novembro, o momento tão esperado pelos alunos, familiares e profissionais da Rede, o espetáculo de "Encerramento de Ciclo 2019”. Até o dia 28 de novembro, estavam em cena os alunos da Fase II – Educação Infantil e de 29 de novembro à 05 de dezembro, os alunos do 5º ano - Ensino Fundamental. O evento, dedicado aos alunos da Rede Municipal de Educação, foi realizado no Centro Educacional e Cultural Isaura Neves.

No contexto deste espetáculo, foram envolvidos artistas, professores e crianças, que ao entrar em cena trazem seu estandarte, apresentando o bordado que foi criado junto com cada professor, durante as oficinas realizadas no decorrer do segundo semestre. Nesses encontros os profissionais bordaram e partilharam ideias para compor a apresentação.

O tema da peça este ano foi “A teia de Nancí – fios e fias do Brasil”, e apresentou a história de uma mulher que antes de chegar aqui morava numa nuvem quadrada no céu. Lá ela vivia a eternidade com suas duas irmãs: Moirette e Balê. As três eram responsáveis pela vida das pessoas aqui no planeta Terra: para cada pessoa que nascia Moirette fazia um fio novo. Enquanto a pessoa vivia, Nancí enrolava o novelo daquela vida. E Balê era responsável por cortar o fio para a pessoa morrer. Cansada dessa rotina, ficando doente e embaraçando todos os fios, resolve pedir ajuda ao Raio de Sol que a tira da nuvem, pousando Nancí aos pés de uma imensa montanha. A tal montanha se apresenta como Pico do Jaraguá e informa que ela não tem pernas tão fortes para caminhar sobre a Terra e nesse momento entrega uma fantasia de aranha, porém lhe dá uma missão: “Este seu novelo embaraçado tem 7 fios. Cada fio é de uma mulher. Procure as 7 mulheres e me devolva a fantasia de aranha antes da lua ir embora”. Nancí parte a procura das mulheres em diversos países do planeta Terra, que são representados pelas crianças, enfrentando os desafios que sua irmã Balê lhe dá, lá de cima das nuvens, para que ela volte a fazer suas tarefas, mas Nancí não aceita e durante a visita nos países por onde passa recebe alguns presentes, além de celebrarem sua passagem com as apresentações das crianças.

Rua Bolívia, 470 - Santo Antônio - Caieiras/SP (11) 4442-7111