PROJETOS E FORMAÇÕES - EDUCAÇÃO INFANTIL - EMEMI 20181. Semana do Bebê. 2. Projeto transição EMEMI e EMEF. 3. Presença. 4. Mostra Pedagógica 5. Finalização de Projetos FORMAÇÕES
• Matemática na Educação Infantil
Público: Agentes de Educação, Coordenadores e Diretores de Escola; Objetivos: Estabelecer diretrizes para cada faixa etária; Compreender a importância da rotina na educação infantil; Avaliar as condições de trabalho. • Rede de aprendizagem Público – Professores Novos Objetivos: Apresentar a proposta pedagógica da educação infantil; Dialogar sobre a didática na Educação Infantil; Ampliar o conhecimento sobre jogos e Contação de histórias • Formação Diretores - Projeto Político Pedagógico e Protocolo de Atendimento Público: Diretores Objetivos: Acompanhar a implementação das políticas públicas; Apoiar e analisar a elaboração do Projeto Político pedagógico; Ampliar os conhecimentos dos gestores. • Formação de Coordenadores - Planejamento, estratégias formativas e protocolo de atendimento. Público: Coordenadores Objetivos: Aprofundar as concepções teóricas; Constituir o saber fazer pedagógico; Estabelecer estratégias para formação de professores e agentes de educação. • PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Público: Professores, Coordenadores Pedagógicos e Diretores Objetivos: Compreender Infância e linguagem; Ampliar o conhecimento sobre o desenvolvimento da criança; Tematizar a prática na sala de aula; Intensificar o trabalho da matemática na educação infantil. • Formação Laboratório de Educação – LABEDU Público: Coordenadores Pedagógicos, Diretores e Equipe Técnica. Objetivos: Construir ambientes que estimulam a linguagem; Compreender as narrativas na educação infantil.
Clique aqui para - PROJETOS EMEMI - 2017
|
PROJETOS E FORMAÇÕES - EDUCAÇÃO INFANTIL – 2015
“CURRÍCULO EM AÇÃO”
1. “Ganhando Espaços”; 2. Estudos sobre a Proposta Pedagógica e Currículo com os Professores Representantes e Coordenadores Pedagógicos; 3. Formações: “Musicalização” (Luciane Massaro e Sandra Lima); Oficina de Jogos (Luciane Massaro); “Corpo e Movimento” (Luciane Massaro); Ana Brentano – para Coordenadores e Equipe Técnica. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 1. Plano de Formação sobre o PPP, com os diretores; 2. Orientações da Equipe Técnica para a continuidade do PPP em caso de troca de coordenadores de escola. PROFESSORES REPRESENTANTES 1. Diagnósticos – levantamento de demandas; 2. Formações/estudos com os professores e coordenadores, de acordo com o diagnóstico levantado. FORMAÇÕES
PROFISSIONALIZAÇÃO DO COORDENADOR
1. Plano de Trabalho dos coordenadores; 2. Pautas de visitas; 3. Grade de 6 tempos; 4. Estudo sobre as Modalidades Organizativas (estrutura); 5. Devolutivas de Planejamentos; 6. Antecipação de Planejamentos; 7. Cronograma de Ações; 8. Roteiros de Perguntas; 9. Análise e devolutiva de Livros de HTPC TRANSIÇÃO EMEMI-EMEF 1. Estudos sobre concepção de infância (singularidades sobre a faixa etária); 2. Apropriação dos documentos oficiais; 3. Aproximação dos currículos (EMEMI-EMEF); 4. Formação com os professores e coordenadores (EMEMI-EMEF); 5. Elaboração de estratégias de transição;
Clique aqui para - PROJETOS EMEMI - 2018
|
PROJETOS E FORMAÇÕES - EDUCAÇÃO INFANTIL – 2014
1. “CURRÍCULO EM AÇÃO”
2. “Os brinquedos chegaram: e agora?” 3. Estudos sobre o Currículo com os professores em HTPC; Formações: 1. “Reorganização de Espaços” (Equipe Técnica) – Silvana Augusto; 2. “O brincar na Educação Infantil” (professores) – Denise Nalini e Mariana Americano; 3. “Musicalização” (professores de MG III) – Sandra Oak; 4. “Contação de Histórias” (grupo de contação) – Betinha. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 1. Formação sobre “Gestão Financeira Eficiente”, com a Renata (Equipe Técnica), direcionada aos diretores. FORMAÇÕES
1. PROFISSIONALIZAÇÃO DO COORDENADOR
2. Plano de Trabalho dos coordenadores; 3. Pautas de visitas; 4. Grade de 6 tempos; 5. Estudo sobre as Modalidades Devolutivas (estrutura); 6. Devolutivas de Planejamentos; 7. Análise e devolutiva de Livros de HTPC TRANSIÇÃO EMEMI-EMEF 1. Aprofundamento no estudo e elaboração das Cartas Sumativas; 2. Valorização/apropriação da Carta Sumativa pela Equipe Técnica da EMEF e professores de primeiro ano.
Clique aqui para - PROJETOS EMEMI - 2018
|
PROJETOS E FORMAÇÕES - EDUCAÇÃO INFANTIL – 2015
Currículo em ação
1. Adaptação bem-feita. 2. Lugar de bebê é fora do berço. 3. “Novos olhares, espaço físico o terceiro educador na rotina da creche” Projeto Político Pedagógico 1. Plano de formação sobre o PPP, com os diretores 2. Orientações da equipe técnica pedagógica para continuidade do PPP em caso de troca de coordenadores de escola FORMAÇÕES
1. Hora do sono x Soneca
2. Contação de histórias “Contar para encantar” 3. A música na educação Infantil 4. Musicalização (Luciane Massaro e Sandra Lima) 5. Ana Brentano – para coordenadores e equipe técnica Profissionalização do coordenador 1. Plano de trabalho dos coordenadores 2. Pautas de visitas 3. Grade de seis tempos; 4. Planejamento; 5. Elaboração de projetos 6. Análise e devolutivas de livros de HTPC.
Clique aqui para - PROJETOS EMEMI - 2018
|
PROJETOS E FORMAÇÕES - EDUCAÇÃO INFANTIL – 20171. Semana do Bebê. 2. Projeto "Práticas Alimentares Saudáveis. 3. Projeto de Transição EMEMI-EMEF. FORMAÇÕES
"Brincar Heurístico"
Objetivo: apresentar a prática do jogo heurístico destinado às crianças de 0 a 02 anos Público Alvo: Professores, Educadores, Gestores de Educação Infantil "Documentação Pedagógica" Objetivo: apresentar uma outra forma de registro/documentação que evidencia a aprendizagens de bebês e crianças Público Alvo: Professores, Educadores, Gestores de Educação Infantil "Formação e Acompanhamento de Gestores" Objetivos: - Intensificar o processo formativo nas Unidades; - Acompanhar a rotina nas Unidades Escolares; - Elaborar instrumento para avaliar o que está sendo desenvolvido; - Mediar as ações à serem desenvolvidas entre os diretores e coordenadores; Ações: - Observação de campo; - Assessorias individuais e coletivas aos gestores; - Encontros mensais de formação; - Registro e acompanhamento;
Clique aqui para - PROJETOS EMEMI - 2018
|
Nº de escolas | Bairro | EMEF | 1 | Sítio Aparecida | NEC Nayara Rodrigues Dias |
1 | Laranjeiras | Lourides Dell Porto |
1 | Vera Tereza | Luiz Zovaro |
1 | Jardim São Francisco | Joaquim Osório de Azevedo |
2 | Jardim Marcelino | Carlos Bayerlein e NEC Antônio Molinari |
1 | Calcárea | Nahyr Mendes Winesky |
1 | Portal das Laranjeiras | Luciana Pedroni |
1 | Centro | NEC Manoel Hurtado |
1 | Santa Inês | Gino Dártora |
1 | Jardim Vitória | Aurora Rodrigues de Moraes |
1 | Morro Grande | Marina Vieira Bayerlein |
PROJETOS E FORMAÇÕES - ENSINO FUNDAMENTAL I – 2014PROGRAMAS: 1. Programa educacional de resistência às drogas e a violência - PROERD 2. Programa ler e escrever PROJETOS: 1. Estrada para cidadania - AUTOBAN 2. Elektro nas escolas - ELEKTRO 3. Repercutindo sonos para alunos dos 5º anos 4. Recreio dirigido 5. Exposição de projetos das escolas de educação infantil e ensino fundamental 6. Festival de poesia 7. Oficina de artes para alunos dos 5º anos 8. Centro de convivência com as mães 9. Projeto dengue 10. Visitas a espaços culturais 11. Projeto formador escritor e leitor FORMAÇÕES 1. Programa Ler e Escrever para os professores dos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos 2. Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa para os professores dos 1º, 2º e 3º anos - Ver trabalhos desenvolvidos em 2014 3. Formação em Artes com parceria da Bienal de Artes para os professores dos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos 4. Formação a partir do estudo da Proposta Pedagógica com os professores recém-contratados 5. Formação com os coordenadores pedagógicos a partir do Projeto Formador Escritor 6. Formação Estrada pela Cidadania para os professores dos 5º anos 7. Formação sobre o Meio Ambiente para os professores dos 4º anos 8. Formação continuada nas unidades escolares / HTPCs pedagógicos com o Projeto Formador Escritor 9. Estudo trimestral das Expectativas de Aprendizagem e Curriculo entre a equipe tecnico pedagógica e coordenadores pedagógicos e entre coordenadores pedagógicos e professores 10. Formação para os professores com alunos NEE pelo Departamento de Educação Especial – EDESP 11. Atendimento e apoio aos coordenadores pedagógicos nas unidades escolares pelos orientadores pedagógicos 12. Reuniões com a equipe gestora da unidade escolar e equipe técnica pedagógica para levantamento de ações e resoluções de problemas 13. Acompanhamento dos professores para aproximação e aprofundamento da proposta pedagógica pela Diretora Pedagógicas 14. Encontros na Bienal Educativa com orientações e formação em artes. 15. Formação em musicalização para profissionais da Educação Infantil.
|
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa para os professores dos 1º, 2º e 3º anos
Clique no link para abrir:
- REVISTA CONCEITOS MATEMÁTICOS E AS ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA (PROFESSORA SUELEN)
http://issuu.com/criacaoeservicosgraficos/docs/conceitos_matem__ticos_e_as_estrat_
- ALMANAQUE RESGATANDO BOAS PRÁTICAS (PROFESSORA ÉRICA)
http://issuu.com/criacaoeservicosgraficos/docs/resgatando_boas_praticas
- ALMANAQUE PACTO-ALFABETIZAÇÃO EM MATEMÁRICA (PROFESSORA EDNÉIA)
http://issuu.com/criacaoeservicosgraficos/docs/almanaque_edneia_ok
- ALMANAQUE MEMÓRIAS DO PNAIC & PROBLEMOTECA (PROFESSORA CASSIA)
http://issuu.com/criacaoeservicosgraficos/docs/pacto-mem__rias_do_pnaic___problemo/0
Para fazer o download clique nos links abaixo:
- REVISTA CONCEITOS MATEMÁTICOS E AS ESTRATÉGIAS EM SALA DE AULA (PROFESSORA SUELEN)
https://drive.google.com/file/d/0Bx4twKqDRDeZa2hVbmxib1BPSTA/view?usp=sharing
- ALMANAQUE PACTO-ALFABETIZAÇÃO EM MATEMÁTICA (PROFESSORA EDNÉIA)
https://drive.google.com/file/d/0BxFLwFw59mQVLV9ucmsxUUdvM0E/view?usp=sharing
- ALMANAQUE MEMÓRIAS DO PNAIC & PROBLEMOTECA (PROFESSORA CASSIA)
https://drive.google.com/file/d/0Bx4twKqDRDeZN3E2QTM0T3dNNWs/view?usp=sharing
- ALMANAQUE RESGATANDO BOAS PRÁTICAS (PROFESSORA ÉRICA)
https://drive.google.com/file/d/0Bx4twKqDRDeZOHBoVzc3M3dVd1k/view?usp=sharing
PROJETOS E FORMAÇÕES - ENSINO FUNDAMENTAL I – 2015
1. Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD.
2. Programa Ler e Escrever. PROJETOS
1. Estrada para cidadania – AutoBan.
2. Recreio dirigido. 3. Exposição de projetos das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 4. Festival de poesia. 5. Oficina de artes para alunos dos 5o anos. 6. Centro de convivência com as mães. 7. Projeto Dengue. 8. Projeto Bullying. 9. Visitas a espaços culturais. 10. Projeto Formador Escritor e Leitor/ Revisor. FORMAÇÕES
1. Programa Ler e Escrever para os professores dos 1o, 2o, 3o, 4o e 5o anos.
2. Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa para os professores dos 1o, 2o e 3o anos. 3. Formação em Artes com parceria da Bienal de Artes para os professores dos 1o, 2o, 3o, 4o e 5o anos. 4. Formação a partir do estudo da Proposta Pedagógica com os professores recém-contratados. 5. Formação com os coordenadores pedagógicos a partir do Projeto Formador Escritor/ Revisor. 6. Formação Estrada para Cidadania aos professores dos 5o anos. 7. Formação sobre o Meio Ambiente para os professores dos 4o anos. 8. Formação continuada nas unidades escolares / HTPCs pedagógicos com o Projeto Formador Escritor/ Revisor. 9. Estudo trimestral das Expectativas de Aprendizagem e Currículo entre a equipe técnico pedagógica e coordenadores pedagógicos e entre coordenadores pedagógicos e professores . 10. Formação para os professores com alunos NEE pelo Departamento de Educação Especial – EDESP. 11. Atendimento e apoio aos coordenadores pedagógicos nas unidades escolares pelos orientadores pedagógicos. 12. Reuniões com a equipe gestora da unidade escolar e equipe técnica pedagógica para levantamento de ações e resoluções de problemas. 13. Acompanhamento dos professores para aproximação e aprofundamento da proposta pedagógica promovido pela Diretora Pedagógica. 14. Módulos de formação. 15. Formação com Editora Atica/ Scipione – Mapas/ cartografia. 16. Formação com Instituto Lemann – Técnicas Didáticas. 17. Formação com Editora SM – Avaliação Externa/ Comportamento Leitor.
Veja também : PROGRAMAS – PROJETOS E FORMAÇÕES DESENVOLVIDOS PELO ENSINO FUNDAMENTAL I - 2019
|
PROJETOS E FORMAÇÕES - ENSINO FUNDAMETAL I – 2016
1. Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – PROERD.
2. Programa Ler e Escrever. 3. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. PROJETOS
1. Caminhos para a cidadania – AutoBan
2. Recreio dirigido. 3. Exposição de projetos das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental. - Clique aqui para ver o produto final. 4. Festival de poesia - Clique aqui para ver o produto final do projeto, o Livro “ Poesia” – Festival de Poesias “O lugar onde vivo” - Ensino Fundamental 2016. 5. Oficina de artes para alunos dos 5º anos. 6. Centro de convivência com as mães. 7. Projeto Dengue. 8. Projeto Bullying. 9. Visitas a espaços culturais. 10. Projeto Formador Escritor e Leitor/ Revisor. 11. Projeto idealizado pela professora Mércia Aparecida Barroso Santos, "Por isso que eu canto": Clique aqui FORMAÇÕES
1. Programa Ler e Escrever para os professores dos 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos.
2. Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa para os professores dos 1º, 2º e 3º anos. 3. Formação em Artes 4. Formação com os coordenadores pedagógicos a partir do Projeto Formador Escritor/ Revisor. 5. Formação Caminhos para Cidadania aos professores dos 5º anos. 6. Formação sobre o Meio Ambiente para os professores dos 4º anos. 7. Formação continuada nas unidades escolares / HTPCs pedagógicos com o Projeto Formador Escritor/ Revisor. 8. Estudo trimestral das Expectativas de Aprendizagem e Currículo entre a equipe técnico pedagógica e coordenadores pedagógicos e entre coordenadores pedagógicos e professores. 9. Formação para os professores com alunos NEE pelo Departamento de Educação Especial – EDESP. 10. Atendimento e apoio aos coordenadores pedagógicos nas unidades escolares pelos orientadores pedagógicos. 11. Reuniões com a equipe gestora da unidade escolar e equipe técnica pedagógica para levantamento de ações e resoluções de problemas. 12. Acompanhamento dos professores para aproximação e aprofundamento da proposta pedagógica promovido pela Diretora Pedagógica. 13. Módulos de formação para professores ingressantes e professores inscritos/ interessados para subsidiar sua prática em sala de aula. 14. Formação com Instituto Lemann – Gestão de Redes e Gestão de Aprendizagens. 15. Elaboração de sequências didáticas e estudo com coordenadores pedagógicos para atendimento a proposta Pedagógica da Rede 16. SISTEMA GIRE – Sistema Tecnológico que proporciona aos professores digitação de seu plano de aula, de notas e presença dos alunos, bem como o acompanhamento do coordenador dando orientações a este profissional.
Veja também : PROGRAMAS – PROJETOS E FORMAÇÕES DESENVOLVIDOS PELO ENSINO FUNDAMENTAL I - 2019
|
PROGRAMAS – DESENVOLVIDOS PELO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DEF - 2019PROJETOS EMEMI: 1. Projeto “Desenvolvendo a autonomia corporal” • EMEMI Antônio Manoel Monteiro – Mini Grupo 3; • EMEMI Vovó Arminda Cavalieiri Dártora – Mini Grupo 3 – Professor responsável: Adilson Rinaldo Albertini; 2. Projeto “TIBUM” Alunos da Rede de Ensino de 1 a 5 anos de idade completos. • Ginásio Ernesto Diogo de Faria – Portal das Laranjeiras – Professora responsável: Ana Aparecida Teles do Prado. 3. Projeto “Conhecendo o corpo e suas funções” • EMEMI Ingrid Amminger Burgos – Mini Grupo 2; • EMEMI Luzia Rizzo Pezenti – Mini Grupo 2 – Professora Responsável: Ana Paula Alexandre Simon. 4. Projeto “Desenvolvimento Infantil” • EMEMI Geraldo Malta – Mini Grupo 3; • EMEMI Nair Milano – Mini Grupo 3; • EMEMI Ingrid Amminger Burgos – Professor Responsável: Anderson Marques Bastos. 5. Projeto “Musicalidade” • EMEMI Rosalina Toso Antonio – Mini Grupo 3; • EMEMI Roberto Antônio Schiavo – Mini Grupo 3 – Professor Responsável: Lucas Bulgarelli P. de Araújo. 6. Projeto “Auxiliando nos primeiros movimentos” • EMEMI Rosalina Toso Antonio – Berçario, Mini Grupo 1, Mini Grupo 2 e Mini Grupo3; • EMEMI Roberto Antônio Schiavo – Mini Grupo 3 – Professor Responsável: Edmundo Matheus Nascimento. 7. Projeto “Explorando o novo com alegria” • EMEMI Geraldo Malta – Mini Grupo 3 – Professor Responsável: Ednei Lima de Oliviera. 8. Projeto “Estímulo de Estabilidade” • EMEMI Alcides Agustinelli – Mini Grupo 3; • EMEMI Alfeu de Marco – Mini Grupo 3 – Professor Responsável: Felipe de Castro Pedroso. 9. Projeto “Desenvolvendo a autonomia corporal e habilidades básicas” • EMEMI Irmã Elza Gomes – Mini Grupo3; EMEMI Vovó Arminda Cavalieri Dártora – Mini Grupo 2 e Mini Grupo 3 – Professor Responsável: Hélio Ferreira de Souza Filho. 10. Projeto “Explorar Autonomia Corporal no brincar” • EMEMI Luiz Gonzaga Dártora – Mini Grupo 3; • EMEMI Zilton Bicudo – Berçario, Mini Grupo 1, Mini Grupo 2 e Mini Grupo 3 – Professora Responsável: Maria Valdivânia do Nascimento. 11. Projeto “Jogos e Brincadeiras Populares” • EMEMI Irmã Elza Gomes – Mini Grupo 3; • EMEMI Luzia Rizzo Pezenti – Mini Grupo 3 – Professor Responsável: Jeronimo Catarochi. 12. Projeto “Desenvolvendo o Lúdico” • EMEMI Antonio Manoel Furlanetto – Mini Grupo 3 e Mini Grupo 2; • EMEMI Ezolinda Nobre da Cruz – Mini Grupo 3 – Professor Responsável: Jonatas de Carvalho. 13. Projeto “Signos e Significados” • EMEMI Ida Staboli Araújo – Mini Grupo 1, Mini Grupo 2 e Mini Grupo 3; • EMEMI Martha Aranha Dell Porto – Mini Grupo 2 e Mini Grupo 3 – Professora Responsável: Lais Gabriela Cavalcanti da Silva. 14. Projeto “Desenvolvendo Autonomia Corporal” • EMEMI Antonio Furlanetto – Berçario, Mini Grupo 1, Mini Grupo 2 e Mini Grupo 3; • EMEMI Ezolinda Nobre da Cruz – Mini Grupo 1, Mini Grupo 2 e Mini Grupo 3 – Professor Responsável: Luis Fernando de Jesus Camacho. 15. Projeto “Atividades Lúdicas e Movimentos” • EMEMI Antonio Manoel Monteiro – Berçário, Mini Grupo 1 e Mini Grupo 2; • EMEMI Henrique Degasperi – Berçario, Mini Grupo 1 e Mini Grupo 2 – Professora Responsável: Regiani Dias Mourão da Silva. 16. Projeto “Musicalização e Movimento” • EMEMI Alcides Agustinelli – Mini Grupo 3; • EMEMI Alfeu de Marco – Mini Grupo 3 – Professora Responsável: Simone de Oliveira Santos 17. Projeto “Coordenação Motora Fina” • EMEB Nahyr Mendes – Mini Grupo 3; • EMEMI Zilton Bicudo – Mini Grupo 3 – Professor Responsável: Wanderson da Cruz Vieira. EMEFS Aguardando ajustes EMEJA Aguardando ajustes FORMAÇÕES: 1. Tema – Sistema Educacional de Caieiras/SEC2: Implantação do Tablet para o Departamento de Educação Física – Formador: José Navarro. 2. Tema – Badminton – Formador: Eduardo. 3. Tema – Tênis de mesa – Iniciação e adaptações – Formador: João Alves. 4. Tema – Xadrez Escolar Parte 1 – Formador: Zanatan. 5. Tema – Xadrez Escolar Parte 2 – Formador: Zanatan. 6. Tema – Oficina de construção de raquete – Formadora: Renata. Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2018 Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2017 Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2016 |
PROGRAMAS – DESENVOLVIDOS PELO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DEF - 2018PROJETOS EMEMI:
1. Projeto “Vivenciando a Ginástica Artística”
2. Projeto “Recreação – atividades de exploração de ambiente”
3. Projeto “Jogando em Família”- Fase de Implantação. Professor responsável
4. Projeto social “Dia do Desafio” idealizado pela entidade privada do SESC
EMEFS 1. Projeto “Jogando em Família – Jogos do Mundo Todo”- Implementação em toda a Rede Municipal de Ensino. Professor responsável: Tiago Modesto de Oliveira;
2. Projeto “Atividades Recreativas” - Manoel Hurtado
3.Projeto “Grêmio Estudantil” - Luiz Zovaro
EMEJA
1. Projeto “Ciências qualidade de vida e saúde”: Albertina Hanser 2. Projeto “Copa EJA”: Albertina Hanser FORMAÇÕES: 1. Tema – Avaliação Física de Escolares em estudo Epidemiológico Palestra em Multimídia – Doutorando UNESP de Presidente Prudente: Willian Rodrigues Tebar; 2. Tema – Reflexões sobre a atuação do professor em eventos escolares Formadoras – Áide Nessi e Claudiane Dias Martins; 3. Tema – Didática Aplicada a Educação Física Escolar Formadoras – Áide Nessi e Claudiane Dias Martins; 4. Tema – Educação Física na Infância: Características Infantis e a perspectiva da psicologia do desenvolvimento fundamentando a ação pedagógica Formadoras – Áide Nessi e Claudiane Dias Martins; 5. Tema – Programa de Saúde e Qualidade de vida na Educação de Jovens e Adultos. Formadoras – Áide Nessi e Claudiane Dias Martins; 6. Tema – Proposta Curricular da Educação Física: Ginástica Acrobática – Formadoras: Áide Nessi e Claudiane Dias Martins; 7. Tema – Educação Física Infantil: Uma Concepção Pedagógica – Formadoras: Áide Nessi e Claudiane Dias Martins; 8. Tema – Sistema Educacional de Caieiras/SEC2: Gestão Educacional implantado para o Departamento de Educação Física – DEF – Formadoras: Áide Nessi e Claudiane Dias Martins; 9. Tema – Saúde e Doença na Educação de Jovens e Adultos – EMEJA – Formadoras – Áide Nessi e Claudiane Dias Martins; 10. Tema – Proposta Curricular da Educação Física: Ginástica Rítmica – Formadoras – Áide Nessi e Claudiane Dias Martins; Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2019 Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2017 Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2016 |
PROGRAMAS – DESENVOLVIDOS PELO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DEF - 2017PROJETOS EMEMI:
1. Implantação do Projeto “Vivenciando a Ginástica Artítica”: Profa Martha Aranha- Nec-Centro
2- Projeto “ O bom de ser criança” : Profa Martha Aranha- Nec- Centro e Tia Ilse Neufeld Dell Porto
3- Projeto: “Sensações corporais” : Luiz Gonzaga
4- Projeto: “Expressões Corporais e Atividades Rítmicas” - Antônio Furlanetto
5- Projeto : “Musicalização e Expressão Corporal” - Ezolinda Nobre da Cruz
6- Projeto: “Um novo olhar para o parque” - Zilton Bicudo
7- Projeto “Jogos e brincadeiras” : Roberto Schiavo e Rosalina Toso
8- Projeto: “Circuito locomotores: desenvolendo as habilidades” - Irmã Elza Gomes e Luzia Pezente
9- Projeto Interdisciplinar: “Cultura Indígena” - Vovó Arminda
10- Projeto Interdisciplinar : “Egíto Antigo” e “Minha Horta” - Ingrid A. Burgos
11- Projeto : “Circuito de movimentos e atividades manipulativas” - Antônio Manoel Monteiro
EMEFS 1- “Projeto Interdisciplinar de Educação Física” - (cartões) implementação em toda Rede Municipal de Ensino.Professores responsáveis: Jaqueline da Rocha Almeida, Alexandre Chagas Ribeiro e Fábio Tadeu da Silva Lourenço. 2- Projeto Jogando em família : Implementação em toda a Rede Municipal de Ensino. Professor responsável: Tiago Modesto de Oliveira
3- Recreio dirigido: Aurora Rodrigues de Moraes e Marina Vieira Bayerlein
4- Projeto Interdisciplinar Roda de Biblioteca : Luciana Pedroni
5- Participação no projeto “Semana do Brincar”: promovido pela SME
6- Participação no evento “Exposição de Projetos”.
7- Semana do DEF : Festival de gincanas e jogos.
8- Projeto Interdisciplinar : “ Oficina de Jogos Matemáticos”
9-Antônio Molinari Projeto “Saúde e Qualidade de Vida”
10- Nhayr Mendes: Projeto vivenciando o futsal
12-Manoel Hurtado Projeto Jogar e Aprender
13-Lourides dell Porto: Projeto Bullying
Participação do professor: Brunno Scanferlla EMEJA
1- Projeto Interdisciplinar : “Miss Elegância”
2- Projeto Interdisciplinar : “Estação EJA: Narrando Histórias”
3 - Albertina Hanser: Albertina Hanser:
4 - Projeto de Atividades de Práticas Corporais 5 - Programa Saúde na Escola FORMAÇÕES: 1- Educação Física Infantil 2- Educação Física no Ensino Fundamental 3- Processo de Avaliação para a Educação Física Infantil e Fundamental 4- Inclusão na Educação Física Infantil e Fundamental 5- Rugby Escolar Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2016 |
PROGRAMAS – DESENVOLVIDOS PELO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DEF - 2016PROJETOS: 1. Campeonatos: Futsal e Queimada – de 25/07 a 29/07/2016; 2. Semana da Criança; 3. Exposição dos Projetos do Ensino Fundamental e Educação Infantil; 3. Torneio Olímpico. FORMAÇÕES 1. Troca de experiências entre professores; 2. Planejamento anual de atividades e conteúdos; 2. Basquetebol |
PROGRAMAS – DESENVOLVIDOS PELO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DEF - 2015PROJETOS: 1 - Jogos Estudantis; 2 - Campeonatos: Futsal e Queimada; 3 - Semana da Criança; 4 - Exposições dos Projetos Educação Infantil e Ensino Fundamental; FORMAÇÕES 1 - Planejamento anual de atividades e conteúdos; 2 - Troca de Experiências entre os professores; 3 - Basquetebol. |
PROGRAMAS – DESENVOLVIDOS PELO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - DEF - 2014PROJETOS: 1 - Jogos Estudantis; 2 - Campeonatos: Futsal e Queimada; 3 - Semana da Criança; 4 - Exposições dos Projetos Educação Infantil e Ensino Fundamental; 5 - Piscina FORMAÇÕES 1 - Troca de Experiências entre os professores; 2 - Planejamento anual de atividades e conteúdos. |
PROGRAMAS – DESENVOLVIDOS PELO EDESP - 2019PROJETOS: Os projetos realizados pelas especialistas do Departamento EDESP, são propostos sempre após avaliação do ano anterior das demandas apresentadas, que é realizada ao final do ano letivo. Conforme as necessidades percebidas, são discutidas as possibilidades de foco de atuação e as parcerias entre as próprias especialistas que compõem o quadro do departamento. Feito o levantamento das necessidades e das parcerias é pensado em que dia será realizado, qual o horário e quantas crianças participarão, respeitando o horário contraturno e os atendimentos terapêuticos das crianças. Atualmente, os projetos existentes na SME são: 1. PAPO DV: Projeto de Atendimento Pedagógico e Orientação ao Deficiente Visual; 2. Professor na minha casa: Visita as casas dos alunos contemplados no atendimento AEE, pelos professores especialistas da rede com intuito de aproximação e participação dos familiares. 3. Curso de LIBRAS: aberto a população em geral. 4. Projeto Crescer: Desenvolvimento das habilidades cognitivas. 5. Projeto “Saúde Vocal”: Voltado aos professores, com intuito de esclarecer dúvidas voltadas à voz. 6. Está em estudo um projeto para atender individualmente, cada unidade escolar, de acordo com suas demandas. 7. Núcleo de Apoio Escolar – NAE: Os assistentes de educação especializada devem seguir a cartilha de orientações produzida pelo departamento EDESP. FORMAÇÕES 1. Capacitação aos Assistentes de Educação Especializada; 2. Outras podem ser realizadas de acordo com a demanda da Secretaria Municipal de Educação. Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2014 Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2015 |
PROGRAMAS – DESENVOLVIDOS PELO EDESP - 2018PROGRAMAS: 1. Avaliação, triagem e encaminhamento aos especialistas da saúde realizado pelas especialistas do EDESP (T.O., Fono, Psicóloga e Psicopedagoga); 2. Acompanhamento do aluno nas escolas, mediante visitas periódicas e devolução e orientações em relatório individual; 3. Sala de Recursos - Atendimento educacional especializado (AEE). PROJETOS: 1. “ESCALA” – Estimulação Sensorial, Comunicação e Aprendizagem Lúdica para a Autonomia; 2. “PAPO – D.V.” ¬ Projeto de Atendimento Pedagógico e Orientação ao Deficiente Visual; 3. Plantão pedagógico nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, com os professores especializados; 4. Projeto Crescer - Desenvolvimento das habilidades cognitivas; 5. PIPDI - Projeto de Intervenção Precoce no Desenvolvimento Infantil - promover a saúde da criança, identificar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor e prevenir possíveis agravos; 6. Diversa Presencial, oferecido pelo Instituto Rodrigues Mendes em parceria com o Instituto Singularidades; 7. Curso de Libras aberto à população, além de formação para a GCM (Guarda Civil Municipal). FORMAÇÕES 1. Capacitações aos Assistentes de Sala ocorrem semestralmente. 2. Outras formações são realizadas de acordo com a demanda; Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2014 Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2015 |
PROGRAMAS, PROJETOS E FORMAÇÕES DESENVOLVIDOS PELO EDESP – 2016PROGRAMAS: 1. Avaliação, triagem e encaminhamento aos especialistas da saúde realizado pelas especialistas do EDESP (T.O., Fono, Psicóloga e Psicopedagoga); 2. Acompanhamento do aluno nas escolas, mediante visitas periódicas e devolução e orientações em relatório individual. PROJETOS: 1. “ESCALA” – Estimulação Sensorial, Comunicação e Aprendizagem Lúdica para a Autonomia; 2. “PAPO – D.V.” ¬ Projeto de Atendimento Pedagógico e Orientação ao Deficiente Visual; 3. Plantão pedagógico nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, com os professores especializados; FORMAÇÕES 1. Capacitações aos Assistentes de Sala ocorrem por duas semanas inteiras nos períodos de recesso e férias escolares; Palestras e capacitações: • “Assertividade no trabalho” • “Jean Piaget, Lev Vygotsky” • “Psicomotricidade, Down, Deficiência Auditiva D.A.” • “Pesquisas: Distrofia muscular - Duchenne, Síndrome de Aicardi, Síndrome de Cri-du-chat, Paralisia Cerebral – P.C., Transtorno de Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor - ADNPM, Síndrome de Dandy-Walker, ossos de vidro, deficiência visual – D.V., Síndrome de Ehlers-Danlos ou Cutis elástica. 2. Grupos de estudos, com professores de alunos deficientes em sala. Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2014 Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2015 |
PROGRAMAS – PROJETOS E FORMAÇÕES DESENVOLVIDOS PELO EDESP – 2015PROGRAMAS: 1. Avaliação, triagem e encaminhamento aos especialistas da saúde realizado pelas especialistas do EDESP (T.O. Fono e Psicopedagoga); 2. Acompanhamento do aluno nas escolas, mediante visitas periódicas e devolução e orientações em relatório individual. PROJETOS: 1. “ESCALA” – Estimulação Sensorial, Comunicação e Aprendizagem Lúdica para a Autonomia; 2. “PAPO – D.V.” Projeto de Atendimento Pedagógico e Orientação ao Deficiente Visual; 3. Plantão pedagógico nas escolas de ensino fundamental com os professores especializados; FORMAÇÕES 1. Capacitações aos Assistentes de Sala, ocorrem em dois momentos: uma vez ao mês, durante o período de aula e por duas semanas inteiras nos períodos de recesso e férias escolar; Palestras e capacitações: • “Assertividade no trabalho” • “Jean Piaget, Lev Vygotsky” • “Psicomotricidade, Down, Deficiência Auditiva D.A.” • “Pesquisas: Distrofia muscular - Duchenne, Síndrome de Aicardi, Síndrome de Cri-du-chat, Paralisia Cerebral – P.C., Transtorno de Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor - ADNPM, Síndrome de Dandy-Walker, ossos de vidro, deficiência visual – D.V., Síndrome de Ehlers-Danlos ou Cutis elástica. 2. Grupos de estudos, com professores de alunos deficientes em sala. Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2014 Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2016 |
PROGRAMAS – PROJETOS E FORMAÇÕES DESENVOLVIDOS PELO EDESP – 2014PROGRAMAS: 1. Avaliação, triagem e encaminhamento aos especialistas da saúde realizado pelas especialistas do EDESP (T.O., Fono e Psicopedagoga); 2. Acompanhamento do aluno nas escolas, mediante visitas periódicas e devolução e orientações em relatório individual. PROJETOS: 1. Atendimento psicológico e psicopedagógico aos educandos; 2. Formação em HTPC com a fonoaudióloga voltado para a saúde vocal; 3. Atendimento especializado aos educandos com terapeuta ocupacional – T.O.; 4. Projeto “Dançando e Aprendendo” para repensar os processos; pedagógicos através da dança, ressignificando a comunicação e a expressão corporal; 5. Atendimento psicopedagógico no contraturno; 6. Avaliação psicopedagógica nas escolas; 7. Plantão pedagógico nas escolas de ensino fundamental com os professores especializados; FORMAÇÕES 1. Capacitações aos Assistentes de Sala, ocorrem em dois momentos: uma vez ao mês, durante o período de aula e por duas semanas inteiras nos períodos de recesso e férias escolar; 2. Grupos de estudos, oferecido aos professores com alunos deficientes em sala. Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2015 Veja também: PROGRAMAS PROJETOS E FORMAÇÕES ANO 2016 |
PROGRAMAS – PROJETOS E FORMAÇÕES DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE PEDAGÓCIA DE EJA – 2016PROJETOS: 1. MISS ELEGÂNCIA – Este ano voltado para a comemoração do dia das Mães. Tem o objetivo proporcionar e valorizar autoestima e aprendizagem, ampliar conhecimentos e protagonizar a Elegância que cada Mãe traz dentro de si. 2. CAMPEONATO DE BASQUETEBOL E DE FUTSAL: Atividade de integração entre os alunos, com foco nas habilidades de Atividades e Práticas Corporais. 3. CAMPANHA DO AGASALHO: Voltado para a ação solidária dos alunos para com aqueles que precisam de ajuda. 4. CURSOS PROFISSIONALIZANTES: “Inclusão Digital” e “Hidráulica Residencial” - Parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico SEMUDEC, disponibilizando número limitado de vagas. 5. OLIMPÍADAS E PARALIMPÍADAS: Atividade desenvolvida pela professora de APC juntamente aos demais professores. 6. “GIRA O SOL DE BORGES E ALUMIA A FLOR DE VINCENT”: Projeto desenvolvido pela turma da 4ª série A (1º semestre de 2016), professora Renata Aparecida de Oliveira dos Santos em parceria com a professora colaboradora Alexandra Cristina da Silva Nogueira, e tem como foco valorizar as diferentes manifestações artísticas, o experimento de diversos materiais e o respeito pela própria produção e a dos colegas de sala. A princípio foi um projeto pedagógico destinado a sala de aula, porém tomou uma proporção maior do que o esperado, chegando o mesmo a ser inscrito no XVII Prêmio Arte na Escola Cidadã, proporcionado pelo Instituto Arte na Escola. Até o momento o projeto passou a 1ª fase de avaliação do Instituto Arte na Escola. 7. EJA: 20 ANOS MUDANDO VIDAS!: Este projeto tem o objetivo de comemorar os 20 anos de EJA Albertina Hanser, de forma a mostrar aos alunos e munícipes a importância dessa modalidade de ensino para a Educação de Caieiras. Assim como valorizar o trabalho docente, o empenho dos alunos, e a sua contribuição para a mudança de vida de muitos que pela EJA passaram. 8. APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS: Em virtude do Projeto EJA 20 Anos, os alunos farão apresentações no palco da escola, voltada para encenação e gêneros textuais; 9. BAILE EJA 20 ANOS: Para a finalização do nosso projeto, realizaremos um baile para alunos e ex alunos da EJA Albertina Hanser a ser realizado no mês de novembro. FORMAÇÕES 1. PALESTRAS EDUCATIVAS – HIPERTENSÃO E SAÚDE BOCAL: Parceria com o Departamento de Saúde/Enfermagem e EDESP. Atividades com objetivo de orientar e proporcionar aos alunos o conhecimento e a importância da prevenção. 2. ATPCs: Formações oferecidas aos professores duas vezes na semana, seguindo os temas estabelecidos no Plano de Aula. |
PROGRAMAS – PROJETOS E FORMAÇÕES DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE PEDAGÓGICA DE EJA – 2015PROJETOS: 1. Miss Elegância – Dia Internacional da Mulher. Tem como objetivo proporcionar e valorizar autoestima e aprendizagem, ampliar conhecimentos e protagonizar a Elegância da Mulher. 2. Projeto Leitura Com Foco no Tema do Projeto Meio Ambiente Água, energia e lixo. Títulos escolhidos pelas professoras e alunos: Catador de Papel I, Catador de Papel II, Catador de Papel III, Amazônia, Água do Planeta Azul, todos do Autor Fernando Carraro. Conclusão do Projeto com o Evento Palestra com o Autor Fernando Carraro e “Noite de Autógrafo” 3. Futsal Feminino e Masculino – Atividade de integração entre os alunos, com foco nas habilidades de Atividades e Práticas Corporais. 4. Projeto Meio Ambiente Repensar, preservar, economizar “EJA E A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE”. O projeto tem como foco desenvolver as competências leitora e escritora através das atividades proporcionadas em sala sobre o tema e através da leitura das obras escolhidas do autor Fernando Carraro; repensar atitudes diante de questões ambientais, provocando mudanças de hábitos, criar condições para que os alunos percebam o ambiente a sua volta, tentando recuperar tudo o que está escapando das nossas mãos: a água, o verde, a energia, propor pesquisas sobre as questões ambientais, seus problemas e soluções, finalizando em uma exposição de todos os trabalhos realizados durante o projeto. 5. Gincana interdisciplinar: Com foco nas práticas de leitura, raciocínio lógico e de atividades corporais. 6. Cursos de Profissionalização aos alunos: “Encanador Residencial” – Parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico SEMUDEC. 7. Projeto: “Descubra Orquestra” O professor participa de uma capacitação sobre procedimentos e instrumentos musicais, realizada na Sala São Paulo, após, compartilha com os alunos finalizando em visita para apreciação de uma apresentação de orquestra. FORMAÇÕES 1. Palestras Educativas – Hipertensão e Saúde Bucal. Parceria com o Departamento de Saúde/Enfermagem e EDESP. Atividades com objetivos de orientar e proporcionar aos alunos o conhecimento e a importância da prevenção. 2. Palestras Educativas – Semana do Trabalho: Parceria com o SEMUDEC, a fim de promover aos alunos acesso às informações sobre a inserção no Mercado de Trabalho. 3. Palestra dos Professores sobre o tema “Dia Mundial da Água“. Com apresentação dos alunos e professoras. Tem como objetivos apresentar aos alunos a real situação da água; sensibilizar quanto à importância da água, contribuindo na conscientização da necessidade da preservação desse recurso, e dentro disso, na mudança dos hábitos do seu consumo. 4. Formações oferecidas aos professores duas vezes na semana no momento do HTPC – Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo, seguindo os temas estabelecidos no plano de aula. |
PROGRAMAS – PROJETOS E FORMAÇÕES DESENVOLVIDOS PELA EQUIPE PEDAGÓGIA DE EJA – 2014PROGRAMAS: 1. EJA “Mundo do Trabalho”. PROJETOS: 1. Miss Elegância; 2. Futsal Centro Esportivo Municipal de Caieiras com apoio do DEF; 3. Projeto: “Alunos da EJA I em ação”, no ano da Agricultura Familiar com visita na Horta de Caieiras Morro Grande; 4. Projeto EJA I: “Arte e Cultura no País do Futebol”; 5. Projeto Leitura:"EJA lendo o mundo". FORMAÇÕES 1. Palestra Educativa: “Automotivação igual ao sucesso. A empregabilidade X Mercado de trabalho” em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico – SEMUDEC; 2. Palestra Educativa: Hipertensão em parceria com a Secretaria da Saúde; 3. Palestra Educativa Saúde Bucal com apoio do EDESP. |